terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Pais & Filhos

PAIS & FILHOS



A Dico Wanderley



À maneira solene da mudança do tempo

entre as visitas que nos vem à tarde

e as formigas que vem subir

pela arvore da serenidade

anunciaram que ali chegava o meu pai.

E este me abraçou, assim, suave.

Os lampejos me pareceram tão leves

que depois do decorrido tempo

o dia podia se ir sem pressa.

Estávamos nós em um pomar

entre passarinhos e laranjeiras

e tínhamos a chuva fina

como deve ser depois de tudo.

O abraço que me deu era sentido

pleno de todo o amor que viveu.

E então, tudo ali se revelava.

A brisa que acontecia seguidamente

de soprar parava. Por pouco eu não fui feliz.

Homens somos e ficamos

nos defendendo

lustrando a vida a verniz.

O medo não-escamoteado

e a alegria breve.

Dissemo-nos coisas amigas

eu e meu pai, ao ouvido

pois tínhamos que ser

assim, como filhos e pais.

Creio que até vertemos lágrimas

no repasto doce em que nos deixamos

aos poucos minutos em que ficamos

em um interminável abraço.

Ontem reencontrei o meu pai

e foi como se nunca houvera sido.

Falou-me da luta guerreira, e mais

das flores pelo caminho, da cidade natal

de festa, dos anseios de transcendência

do medo de amar, que pode

assim o disse, envenenar.

Ah, quanto tempo se termina por negar

deixando-se o desejo de amar

morrer ao leu, sem palavras.

Ali vai o meu pai! Ainda o vejo!

Na lonjura já se dista.

E ainda que há pouco, em avesso

no pomar, estivesse em minha frente.

Não que tivesse sido perdido o momento.

Um pouco foi cheio de vida, ainda

que encontro difuso, um devaneio

do menino que habita-me em sonho

ainda que suspeitasse haver dele herdado

este ardor de precipícios

e o gosto acido de abismos.

Resta-me um sorriso

à despeito de que nada se possa fazer

pois aqui estou eu só.

- O meu pai já morreu.


Ricardo S. Reis

Nenhum comentário:

Evoé!

Saiba que a sua visita e o seu comentario dão sentido a este espaço, que alem de divulgar poemas, quer conversar sobre a vida. Esteja em sua casa.

Ricardo Sant'Anna Reis 21.9170-9004

Ricardo Sant'Anna Reis  21.9170-9004
"rondava a rosa à poesia pelos jardins das flores tanto mais diversa a rosa quanto mais forem os amores". Sociólogo, poeta e editor, publiquei em antologias e recebi alguns premios literários. Tenho dois livros: "Diario da Imperfeita Natureza" e "Derradeiro Prelúdio" (no prelo). Pretendo aqui interagir com voce sobre poesia ou qualquer outro assunto relevante.

Seguidores